Notícias

10 anos de Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil


Publicado: 29/10/2015 | 13h04
Última modificação: 26/07/2018 | 17h12

Em novembro, a ratificação da Convenção-Quadro de Controle do Tabaco (CQCT) pelo Brasil completa 10 anos. Durante esse período, houve resultados positivos, amplamente reconhecidos no País e internacionalmente. A principal conquista é a redução significativa no percentual de adultos fumantes no Brasil.

Além de ser momento de celebrar, é hora também de analisar dificuldades e criar metas para os próximos 10 anos. Por isso, a Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conicq) promove a oficina “10 anos da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil: Reflexões e Projeções", nos dias 3 e 4, em Brasília.

"Durante essa década, conquistas como a queda da prevalência de fumantes e a redução da morbimortalidade relacionada ao tabagismo tiveram grande impacto na saúde pública. Isso só foi possível devido ao processo de participação e articulação em conjunto do governo, sociedade civil, academia e de toda a sociedade brasileira", disse a secretário-executiva da Conicq, Tania Cavalcante.

No dia 5, data exata da ratificação, haverá cerimônia comemorativa, das 9 às 13h. As duas atividades vão acontecer na Sede da Organização Pan-americana de Saúde no Brasil.

Leia também: Uma década de reação, entrevista com Tania Cavalcante
 

 

Copyright