Notícias

Bloco da Solidariedade convoca para doação de sangue e plaquetas no INCA


Publicado: 17/02/2017 | 11h33
Última modificação: 30/04/2019 | 12h36

O Bloco da Solidariedade, campanha de doação de sangue do INCA, convoca os cariocas a salvar vidas neste Carnaval: durante os feriados prolongados, o estoque de sangue e plaquetas do INCA fica reduzido, e no Carnaval não é diferente. É essencial manter o estoque do Banco de Sangue, pois os pacientes do Instituto precisam de transfusões de sangue e plaquetas com muita frequência. Todos os meses, são realizadas cerca de 1,5 mil transfusões de hemocomponentes no INCA.

Os padrinhos do Bloco, Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, serão acompanhados por integrantes da Escola de Samba União da Ilha do Governador. No dia 22, às 11h, eles sairão à Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio de Janeiro, para chamar a população para colaborar com o INCA.

Doar sangue é seguro. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.

Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

As doações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Na sexta-feira de Carnaval, dia 24, o Banco de Sangue funciona até as 13h. Para doar plaquetas é necessário agendamento pelo telefone (21) 3207-1064.

Copyright