Notícias

Debate e audiência pública virtuais sobre tabagismo e Covid-19 marcam o Dia Mundial Sem Tabaco 

Internautas poderão participar, enviando perguntas

Publicado: 20/05/2020 | 09h33
Última modificação: 28/05/2020 | 16h25

O INCA participa de duas atividades virtuais em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco. “Tabagismo e risco potencial para a Covid-19” é o tema do seminário virtual (webinar) organizado pela Organização Pan-Americana de Saúde, com apoio do INCA e do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). O evento acontece dia 27, às 16h. Já projetos de lei que tramitam no Congresso e que podem contribuir para a redução do tabagismo serão apresentados dia 26, durante audiência pública virtual na Câmara dos Deputados, a partir das 10h30.

O Dia Mundial Sem Tabaco, adotado desde 1988 pelos estados-membros da Organização Mundial da Saúde, visa aumentar a conscientização sobre o grave problema de saúde pública que a epidemia do tabaco representa e a necessidade urgente de implementar e fortalecer medidas de controle do tabagismo.  Em 2020, a campanha global tem como objetivo alertar os jovens sobre táticas de manipulação da indústria, além dos agravantes do tabagismo frente ao novo coronavírus. 

No debate virtual serão abordados temas como a relação entre tabagismo e Covid-19, riscos dos dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e aquecidos), interferência da indústria do tabaco, entre outros. 

Perguntas poderão ser feitas por e-mail (diamundialsemtabaco@gmail.com) antes e durante o webinar, que terá a participação do pneumologista Frederico Fernandes, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT); e da doutora em Saúde Pública Stella Aguinaga, da Universidade da Califórnia. O evento será transmitido pela TV INCA e terá moderação da consultora do Conass, a jornalista Lígia Fomenti. 

A audiência pública virtual, por sua vez, foi marcada após a Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq) apresentar o assunto ao presidente da Comissão Externa Covid-19, deputado Dr. Luizinho. Leis que visam à redução do tabagismo também podem apoiar ações de controle da Covid-19. A audiência tratará, ainda, do tema tuberculose.

Tânia Cavalcante, médica do INCA e secretária-executiva da Conicq; e Mônica Andreis, diretora-executiva da ACT Promoção da Saúde, falarão sobre tabagismo;  Frederico Fernandes, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, e Luiz Carlos Corrêa da Silva, pneumologista, membro da Academia Rio-Grandense de Medicina e Casa de Saúde de Porto Alegre, abordarão a tuberculose. O encontro virtual – que já está recebendo perguntas - poderá ser acompanhado no endereço https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1529 (abre em outra janela).
 

Acesse a página Tabagismo e Coronavírus e saiba mais sobre o tema.

Conheça os depoimentos de pessoas que deixaram de fumar com o auxílio do SUS.

Copyright