Notícias

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher tem programação especial no INCA

O destaque são os 20 anos do Viva Mulher, uma das estratégias do Ministério da Saúde na redução de morbimortalidade por câncer uterino

Publicado: 06/05/2019 | 08h28
Última modificação: 07/05/2019 | 15h53

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28 de maio) terá como destaque principal os 20 anos do Programa Viva Mulher, no INCA, já no dia 22. Seu legado é extremamente positivo para a política de controle do câncer uterino no presente.  A ação teve início em 1997, então denominada Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo Uterino (PNCCCU), uma estratégia do Ministério da Saúde visando à redução da morbimortalidade por câncer do colo, compromisso assumido pelo governo brasileiro durante a IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realiza na China dois anos antes. Posteriormente, foi desenvolvido pelo INCA um projeto-piloto com ênfase na oferta do exame Papanicolaou.

Gradativamente, a denominação Viva Mulher deixou de ser utilizada, adotando-se o nome Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama e depois Ações de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama. O Viva Mulher fortaleceu a ideia de uma organização em rede, ampliou a presença do exame citopatológico (o preventivo) no cotidiano das mulheres brasileiras, teve intensa atuação na capacitação de profissionais de saúde e aumentou a visibilidade do câncer do colo do útero na sociedade. O legado do programa é de grande importância para a saúde pública, tornando a recuperação de sua memória documental e institucional um esforço para a compreensão da história recente da saúde no Brasil.

Justamente por isso, será lançada na data, no prédio-sede do INCA, a publicação em formato digital Viva Mulher 20 Anos: história e memória do controle dos cânceres do colo do útero e de mama no Brasil. Duas outras publicações digitais também serão conhecidas no evento: Parâmetros técnicos para o rastreamento do câncer de colo de útero e a A situação do câncer de mama no Brasil: síntese de dados dos sistemas de informação. Haverá ainda um debate sobre o Viva Mulher e mesa redonda sobre prevenção dos cânceres do colo de útero e mama centrado em avanços em desafios. As inscrições estão abertas.

 

Serviço

O Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama: do Programa Viva Mulher aos dias atuais

Data: 22/05/2019

Hora: 8h as 13h

Local: Edifício-sede do INCA, auditório Moacyr Santos Silva – 8° andar. Praça Cruz Vermelha – Centro, Rio de Janeiro

 

 

Lista Assuntos