Notícias

Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para epidemia global de tabagismo

Estudo do INCA e relatório da OMS mostram taxas de mortalidade e destacam desafios no enfrentamento da doença

Publicado: 19/08/2019 | 09h23
Última modificação: 27/08/2019 | 12h38

O lançamento do estudo A curva epidêmica do tabaco no Brasil: para onde estamos indo? , que tem o objetivo de descrever as tendências temporais da taxa de mortalidade por câncer de pulmão observadas de 1980 a 2017 e estimadas até 2040, vai marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) no INCA.

Elaborado pela Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto, o estudo mostra que, em 2017, foram registrados 27.931 óbitos decorrentes da doença no Brasil. Para o ano seguinte, calculou-se a ocorrência de mais de 2 milhões de casos novos e mais de 1,7 milhão de óbitos por câncer de pulmão em todo o mundo. Já em 2019, são estimados 31.270 casos novos de câncer de pulmão o Brasil. Grande parte desses casos poderia ser evitada com a redução da prevalência de tabagismo.

A solenidade do Dia Nacional de Combate ao Fumo  deste ano também tem como objetivo reforçar a importância do controle do tabagismo por meio da apresentação do Relatório da OMS sobre a epidemia global do tabaco, documento bienal da Organização Mundial da Saúde que rastreia o cenário da epidemia de tabagismo e as ações existentes, globalmente, para controlá-la. A publicação tem como base a análise de dados sobre o consumo de tabaco e políticas de prevenção dos países-membro da OMS.

Criado em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Em 2019, a proposta é continuar impulsionando o tema escolhido pela OMS para o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio) deste ano: “Tabaco e Saúde Pulmonar – O Uso Do Narguilé”. Pretende-se, assim, alertar a população brasileira sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados, entre eles o narguilé.

Dia Nacional de Combate ao Fumo 
29 de agosto 2019 (quinta-feira)
10h    Abertura
10h15    Apresentação do Relatório da OMS sobre a epidemia global do tabaco 
    • Representante da Unidade Técnica Determinantes Sociais da Saúde, Riscos para a Saúde e Saúde Mental da Organização Pan-americana da Saúde (Opas/OMS), Diogo Alves
10h30    Apresentação do estudo: A curva epidêmica do tabaco no Brasil: para onde estamos indo?
    • Representante da Divisão de Pesquisa Populacional do INCA, Mirian Carvalho

Local: Auditório do 8º andar do edifício-sede do INCA (Praça Cruz Vermelha, 23, Centro, Rio de Janeiro)