Notícias

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue lembra que INCA precisa de apoio da população

Atualmente, a instituição recebe doação de cerca de 50 bolsas de sangue por dia, mas o ideal são 90.

Publicado: 23/11/2018 | 18h43
Última modificação: 23/11/2018 | 18h49

Dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Para celebrar a data, o Serviço de Hemoterapia do INCA realiza uma campanha para doação de sangue. Atualmente, a instituição recebe doação de cerca de 50 bolsas de sangue por dia. A chefe do Serviço, Iara Motta, afirma que esse número é baixo. “O ideal seriam 90 bolsas diárias. Estamos solicitando às pessoas para nos ajudarem a atingir esta meta".

Depois dos hospitais de emergência, o INCA é a unidade pública de maior movimento de pacientes no Rio. Além das cirurgias, os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico necessitam de transfusões de sangue e de plaquetas regularmente. O Serviço de Hemoterapia do INCA atende às necessidades das cinco unidades do Instituto: os Hospitais do Câncer I, II, III, IV e o Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo).

O procedimento para a doação de sangue é simples. Após passar por uma entrevista de avaliação, são coletados aproximadamente 450ml de sangue do doador. Todo processo dura cerca de uma hora. “O material utilizado para a coleta é descartável e o doador não corre nenhum risco", explica Iara Motta. O doador deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar com documento de identidade e evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

O Banco de Sangue do INCA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12 horas, na Praça Cruz Vermelha, 23, no Centro do Rio de Janeiro. Já a coleta de plaquetas por aférese (processo em que são retiradas apenas as plaquetas do sangue) ocorre mediante agendamento pelo telefone (21) 3207-1064.

Leia mais sobre doação de sangue para o INCA.

Lista Assuntos