Notícias

Equipamento de radioterapia do HC III volta a funcionar na próxima semana


Publicado: 10/12/2015 | 14h16
Última modificação: 26/07/2018 | 17h12

O INCA esclarece que, diferentemente do que foi noticiado na imprensa, possui seis aparelhos de radioterapia, cinco dos quais operando normalmente. Esses cinco equipamentos estão instalados no Hospital de Câncer I (HC I), unidade do INCA que atende a maior parcela de seus pacientes. O sexto equipamento está no Hospital de Câncer III (HC III), unidade que atende exclusivamente pacientes com câncer de mama. Este último, com 13 anos de uso, está em processo de reparo por parte do fabricante, a empresa alemã Siemens, desde o dia 17 de novembro. A previsão é que retorne ao funcionamento normal no próximo dia 14.

A parada de equipamentos, seja por defeito ou manutenção preventiva, faz parte da rotina de qualquer hospital, tanto públicos quanto privados. O equipamento do HC III apresentou defeito no fim do turno do dia 16 de novembro. No dia 17, pela manhã, a assistência técnica da fabricante esteve no hospital. Pela complexidade da máquina, o diagnóstico do problema foi fechado 10 dias depois. A conclusão foi que seria necessária a troca de um conjunto de nove peças que trabalham integradas.

As peças precisaram ser importadas da Alemanha, segundo a fabricante, que estimou a data de 14 de dezembro para que o equipamento retorne a operar.

Diante do prazo previsto pela Siemens, os 54 pacientes atendidos pela radioterapia do HC III e que tiveram seu tratamento interrompido foram reencaminhados ao Sistema Estadual de Regulação (SER) para prosseguirem seu tratamento radioterápico no HC I.

Esse processo de transição dos pacientes está em andamento. Dez pacientes fizeram o processo de reprogramação no dia 7 e reiniciaram as sessões de radioterapia no dia 8. Outros 15 pacientes fizeram a reprogramação no dia 9 e iniciam as sessões de radioterapia ainda nesta semana.

O INCA dispõe de uma Ouvidoria Geral (telefones 3207-1399 / -1276 / -1613 / -1420 / e e-mail: ouvidoria.geral@inca.gov.br). O Instituto solicita que reclamações, denúncias e sugestões sobre os serviços prestados  sejam encaminhadas por meio deste canal.

De janeiro a outubro deste ano, o INCA realizou 58.025 atendimentos em radioterapia. No mesmo período do ano passado, foram 55.958 atendimentos.
 

Copyright