Notícias

Escolhas saudáveis para prevenir o câncer


Publicado: 02/02/2015 | 10h11
Última modificação: 25/04/2019 | 12h57

Pelo sexto ano consecutivo, o INCA é parceiro da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) na campanha do Dia Mundial do Câncer. O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema do câncer. A data cria oportunidade para disseminar informação e estimular o debate sobre fatores de risco e formas de prevenção da doença e cobra dos governos políticas que garantam o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno.

A campanha de 2015 mostra que soluções para a questão do câncer existem e que estão ao nosso alcance. A principal delas é lembrar que por meio de escolhas saudáveis é possível prevenir cerca de um terço de todos os casos de câncer. Para 2015, o INCA estima o surgimento de 580 mil novos casos da doença. 

Para lançar a campanha, o INCA e o Sesc promoverão debate aberto ao público, das 10h às 13h, no Teatro Sesc Ginástico, no Centro do Rio. A nutricionista Gabriela Kapim, apresentadora da série Socorro! Meu Filho Come Mal, do canal GNT, é uma das presenças confirmadas. O debate também contará com a participação de especialistas do INCA e do Sesc.

O Bondinho do Pão de Açúcar estará iluminado nas cores da UICC - azul e laranja - durante todo o dia 4 em apoio à data.

O INCA traz em seu site na internet e por meio de materiais educativos informações chamando a atenção para a importância da redução da exposição a fatores de risco como forma de prevenção primária a diversos tipos de câncer, como o de estômago, intestino, colo do útero, mama e próstata.

Entre os principais fatores de risco evitáveis para o câncer estão o tabagismo (tanto para quem fuma como para o fumante passivo); o consumo de álcool e de produtos alimentares ultraprocessados, enlatados, salgados e defumados; e a exposição solar nos horários de pico, das 10 às 16h.

Do outro lado, o INCA estimula a adoção de fatores de proteção contra o câncer, como seguir uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais, grãos e legumes, praticar atividade física regularmente, não consumir bebidas alcoólicas; a prática do sexo seguro (usando a camisinha e assim prevenindo a infecção pelo vírus HPV) e evitar expor-se ao sol sem proteção.

Manter o peso corporal dentro dos limites adequados é uma das principais formas de se prevenir o câncer. O excesso de peso é a segunda causa evitável de câncer, atrás apenas do tabagismo. A forma de preparo dos alimentos também influencia na proteção ou no maior risco de desenvolver o câncer. As carnes, por exemplo, devem ser assadas no forno ou ensopadas, já grelhá-las ou fritá-las incorpora às proteínas algumas substâncias que predispõem à formação de câncer. Já o sal pode lesar as células da parede do estômago. Evitar alimentos ricos em sódio e aqueles conservados com sal é uma forma de prevenir o câncer de estômago.

Saiba mais.

Veja: Hotsite do Dia Mundial do Câncer 2015

Copyright