Notícias

Evento reafirma importância do INCA na inovação e empreendedorismo em auxílio à melhora de atendimento no SUS

Primeira edição de workshop sobre a temática no Instituto reuniu pesquisadores e gestores voltados a aplicações na política de controle do câncer

Publicado: 25/03/2022 | 13h50
Última modificação: 12/04/2022 | 13h19

“O INCA tem sido, desde a sua criação, referência em pesquisa, ensino, assistência e políticas públicas em controle do câncer no nosso País. Queremos reafirmar nosso compromisso de sermos também referência em inovação e empreendedorismo”, disse o coordenador de Pesquisa do Instituto, Luís Felipe Ribeiro Pinto, durante a abertura do 1º Workshop de Inovação e Empreendedorismo do INCA – Wine 2022. Na ocasião, foi lançado o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do INCA, “que é um marco para a instituição”.

O workshop abordou temas como a legislação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, propriedade intelectual, transferência tecnológica e empreendedorismo, com histórias de sucesso e exemplos de pesquisadores, de dentro e de fora do INCA, que inovaram na área oncológica e da saúde.

Um dos objetivos do evento, segundo Luís Felipe, foi descobrir meios para “que a gente possa prover ao paciente oncológico do SUS aquilo que de melhor existe, mas a um custo que esse País possa pagar. E nada melhor do que a inovação para fazer isso”.

“É importante, sim, a gente fomentar as ações empreendedoras porque vamos conseguir trazer novos arranjos”, explicou Gabriela Toledo de Campos, assessora em Propriedade Intelectual e Contratos de Transferência de Tecnologia da Divisão de Inovação Tecnológica do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). “Esse desafio é o mais atual do INT”.

“A inovação e o empreendedorismo fazem parte da cultura institucional do INCA”, disse a diretora-geral do Instituto, Ana Cristina Pinho. “Mas acredito que, a partir de agora, serão mais fortes e constantes no dia a dia de trabalho”.

O evento foi realizado nos dias 24 e 25 de março, das 9h às 13h, em modelo híbrido, presencial e virtual (pelo canal do Instituto no YouTube, a TV INCA).

A primeira edição do Workshop de Inovação e Empreendedorismo do INCA – Wine 2022 teve o apoio do Ministério da Saúde e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
 

Copyright