Notícias

INCA alerta para estoque baixo em bancos de sangue

Instituto pede que população se mobilize para doação mesmo durante o “superferiado”

Publicado: 26/03/2021 | 13h12
Última modificação: 26/03/2021 | 13h52

 

Com o decreto estadual do “superferiado”, que acontece entre os dias 26 de março a 4 de abril, o INCA chama a atenção da população para a importância da doação de sangue. Os estoques de sangue do Instituto, e de outros hemocentros, já estão baixos e, por isso, o INCA refirma que doadores são essenciais.

No INCA, os tratamentos oncológicos continuam e muitos deles dependem de doações de sangue para o pleno sucesso terapêutico. Depois dos hospitais de emergência, o Instituto é a unidade pública de maior movimento de pacientes no Rio de Janeiro. Além das cirurgias, os pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico necessitam de transfusões de sangue e de plaquetas regularmente. O Serviço de Hemoterapia do INCA atende às necessidades das cinco unidades do Instituto. 

O ideal para manter o estoque do Banco de Sangue do INCA regular são 70 coletas diárias. Atualmente, são coletadas menos de 30 bolsas por dia. De 2019 para 2020, as doações reduziram 17%. E, de 2019 para 2021, considerando de janeiro a março, a queda foi de 27%.

Um único doador pode ajudar até quatro pessoas. E aqueles que não podem doar sangue também podem contribuir, divulgando informações seguras sobre a constante necessidade de manter os estoques dos bancos de sangues abastecidos.

O INCA esclarece que doar sangue é seguro. Pessoas que já tiveram Covid-19 (sintomas leves) também podem fazer a doação: basta aguardar pelo menos 30 dias depois de cessarem todos os sintomas. Pessoas que apresentaram sintomas mais graves e que querem doar, precisam entrar em contato com o banco de sangue, antecipadamente, para uma avaliação.

Podem doar pessoas que têm entre 16 e 69 anos, pesam mais de 50 quilos e estão em boas condições de saúde. Não é necessário jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto. É preciso apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O Banco de Sangue do INCA está localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30 e aos sábados das 8h às 12h. O Banco de Sangue não funcionará nos dias 29 e 30 de março. Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.
 

Copyright