Notícias

INCA celebra 80 anos de existência com cerimônia em Congresso sobre câncer


Publicado: 02/10/2017 | 07h47
Última modificação: 25/06/2019 | 09h39
A ex-paciente pediátrica Cléo Neves, hoje com 13 anos, com os filhos do primeiro diretor do INCA, Mário Kroeff, Marina e Mário Kroeff Filho

A ex-paciente Cléo Neves com os filhos do primeiro diretor do INCA, Mário Kroeff, Marina e Mário Kroeff Filho

O INCA comemorou 80 anos discutindo estratégias, desafios e perspectivas para o controle do câncer no século XXI. A cerimônia aconteceu durante o Congresso INCA 80 anos, nos dias 29 e 30 de setembro, no hotel Rio Othon Palace, em Copacabana. O evento reuniu profissionais, parceiros, ex-funcionários e especialistas nacionais e internacionais na área oncológica e contou com uma programação atualizada e abrangente.

Na abertura da cerimônia, Eduardo Franco, coordenador de Prevenção e Vigilância, alertou para o enfrentamento dos desafios do câncer e agradeceu a todos que ajudaram na realização do Congresso. “Precisamos fazer uma deferência especial a toda a comunidade INCA que contribuiu de forma intensa, dedicando seu tempo, conhecimento e ideias para que o sucesso fosse nossa meta. Somos referência há 80 anos quando o assunto é câncer", disse.

Em seguida, o coordenador de Ensino, Mauro Zamboni, anunciou a conferência magna “Epidemiologia translacional: da evidência à tomada de decisão", com o professor e pesquisador Moysés Szklo. Logo após, foi apresentado o vídeo “INCA 80 anos: toda uma vida cuidando de vidas", com imagens raras da história da instituição. O filme foi uma iniciativa do servidor Alexandre Octávio Ribeiro de Carvalho.

O evento promoveu uma homenagem aos diretores, entregue pela ex-paciente pediátrica Cléo Neves, que hoje tem 13 anos. Os primeiros a receberem foram Marina e Mário Kroeff Filho, filhos do idealizador e primeiro diretor do Instituto, Mário Kroeff. Também foram homenagrados a atual diretora-geral, Ana Cristina Pinho, e os ex-diretores Hiran Silveira Lucas, Luiz Antonio Santini, Luiz Fernando Bouzas, Paulo Eduardo Xavier de Mendonça e Marcos Moraes.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, gravou um depoimento em vídeo no qual destacou os avanços no desenvolvimento de pesquisas, formação de profissionais e na atenção aos pacientes. “Ainda temos muitos desafios e um longa jornada para combater essa doença. O foco da discussão precisa ser a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Por isso, esse Congresso é tão importante. Celebramos o aniversário da instituição de câncer mais importante do País", frisou.

A palavra foi passada para Ana Cristina Pinho, que agradeceu e parabenizou a todos pela data. No discurso, falou sobre sua nomeação e os desafios de dirigir uma instituição com 80 anos de história. “Nesses anos, a medicina avançou, não apenas em tecnologia, mas na própria compreensão da doença, e nas modalidades de prevenção, tratamento, ensino e pesquisa. O INCA, como instituição nacional e internacional, vem conseguindo manter sua posição de liderança", ressaltou.

A diretora-geral destacou a importância do trabalho dos funcionários do Instituto. “A qualidade da nossa força de trabalho e o conhecimento produzido na instituição são motivo de imenso orgulho para todos. O Congresso tem sido uma grande oportunidade de pensar e debater novas formas de reafirmar o compromisso do INCA com a qualidade de vida da população", concluiu.

A mesa solene foi composta, além da diretora-geral, pelo coordenador de Assistência, Gélcio Mendes; pela representante do Conselho Nacional de Saúde, Paula Johns; pelo coordenador-geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Saúde, Pablo Marcos Gomes Leite; pelo diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática da Secretaria de Atenção à Saúde/MS, Fernando Machado de Araújo; pelo coordenador-geral de Administração do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro/MS, André Tadeu de Sá; pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; pelo coordenador de Ensino e presidente da Comissão Científica do Congresso, Mauro Zamboni; e pelo coordenador de Prevenção e Vigilância e presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Eduardo Franco.

Nos dois dias do congresso, passaram pelas seis salas de convenção do hotel Othon Palace, 1.020 pessoas. Algumas palestras e as cerimônias de abertura e de encerramento do congresso estão no canal do INCA no Youtube. Acesse e assista: https://youtube.com/user/tvinca/videos

Copyright