Notícias

INCA celebra Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue


Publicado: 25/11/2016 | 16h12
Última modificação: 07/06/2019 | 15h57

 

Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o INCA promove hoje, no Banco de Sangue do Hospital do Câncer I (2º andar), um spa das mãos e cuidados com a pele, realizado por consultoras da empresa Mary Kay, que estará disponível para quem for doar sangue.

As necessidades de doações de sangue e plaquetas no Instituto são constantes: muitos pacientes precisam de transfusões regulares em decorrência do tratamento. O INCA realiza cerca de 1,5 mil transfusões de hemocomponentes por mês.

Doar sangue é seguro. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50kg pode doar. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto.
Os doadores devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano e as mulheres até três.

Os doadores também podem contar, até o dia 26/11, com desconto no Uber. A campanha UberDoação, que acontece em parceria entre o INCA e o serviço de transporte, oferece, na cidade do Rio de Janeiro, duas viagens cada, com desconto de até R$20,00 para ir e voltar do INCA, através da utilização do código promocional Vidario.

O Banco de Sangue do INCA funciona na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, no Hospital do Câncer I. 

O horário de funcionamento para doação de sangue é de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30 e aos sábados das 8h às 12h.
Para doar plaquetas é necessário agendar pelo telefone: (21) 3207-1064.

Copyright