Notícias

INCA inaugura nova ala do Centro de Transplante de Medula Óssea


Publicado: 14/07/2017 | 06h58
Última modificação: 07/06/2019 | 11h40

O INCA inaugurou a nova ala do Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo), o que marca um avanço na oferta de serviços altamente especializadas no âmbito do SUS. Com quatro novos leitos, somados com os doze já existentes, o Centro ampliará seus atendimentos para a população.

O diretor do Cemo, Décio Lerner, ressaltou a importância das novas alas para a população. “Esses novos leitos vão aumentar a nossa capacidade de transplante, pois somos o único Centro no Estado que realiza todos os tipos de transplantes de medula pelo SUS. É muito bom fazer parte de um grupo tão dedicado e isso faz com que mantenhamos um padrão de excelência", destacou.

“Aqui temos a história de uma unidade modelo implantada há 34 anos que é uma iniciativa de sucesso. Mesmo com toda a situação crítica que o País passou e ainda passa, consegue seguir adiante, pois está embasada num modelo técnico científico que tem mostrado seus resultados", comemorou o coordenador do Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome), Luis Fernando Bouzas.  Ele também enfatizou a importância que os novos leitos trazem para a sociedade: “Com 30% a mais de capacidade para uma unidade de transplante que tem uma enorme complexidade, o Cemo é de uma significância enorme para a população".

A obra foi realizada por meio de uma cooperação com a Associação Pró-Vita, entidade que promove ações em prol de pacientes que necessitam de tratamento de leucemia e de transplante de medula óssea.

A cerimônia aconteceu no auditório Moacyr Santos Silva, no prédio-sede do INCA,no Centro do Rio de Janeiro, dia 12. Também estiveram presentes o presidente da Associação, Ottmar Saffier, e o coordenador da Assistência do INCA, Gélcio Luiz Quintela.

Copyright