Notícias

INCA lançará recomendações de alimentação, nutrição e atividade física para a prevenção do câncer

Infográficos sobre alimentos e hábitos saudáveis também serão divulgados pelo Instituto durante semana comemorativa do Dia Mundial da Alimentação

Publicado: 09/10/2020 | 14h41
Última modificação: 13/10/2020 | 13h03

Incentivar a prevenção do câncer por meio da alimentação, nutrição e atividade física. Esse é o principal objetivo do webinar (seminário virtual) “Lançamento das recomendações do INCA para prevenção de câncer pela alimentação, nutrição e atividade física”, que irá marcar, no INCA, a semana do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). Durante o webinar, será lançada a publicação Dieta, nutrição, atividade física e câncer: uma perspectiva global – um resumo do Terceiro relatório de especialistas com uma perspectiva brasileira, tradução adaptada do resumo do Terceiro relatório de especialistas, do Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer (WCRF) e do Instituto Americano para Pesquisa em Câncer (AICR).

Para adaptar as recomendações para o contexto brasileiro foi desenvolvido o posfácio “Alimentação, nutrição, atividade física e câncer: uma análise do Brasil e as recomendações do INCA”.

Outra estratégia do Instituto para chamar atenção ao problema é a divulgação de infográficos educativos sobre a importância de bons hábitos alimentares. Por exemplo, de maneira rápida, o público fica sabendo que não há limite mínimo seguro para o consumo de álcool e que a bebida é responsável, no Brasil, por mais de 2% dos casos de câncer em mulheres e quase 9% em homens; ou que mais de 55% da população brasileira está acima do peso, e excesso de gordura pode causar até 16 tipos de câncer.

Os infográficos começam a ser divulgados a partir do dia 11 e todos estarão disponíveis para download até o dia 16. As peças também tratam de alimentos ultraprocessados, tipos de carnes e ambientes saudáveis.

 

O seminário será transmitido ao vivo pela TV INCA, no dia 16 (sexta-feira), a partir das 10h30.
 

Copyright