Notícias

INCA pede para a população doar sangue

Banco de Sangue vai manter funcionamento normal no sábado, dia 4, e na segunda-feira, dia 6

Publicado: 03/09/2021 | 16h58
Última modificação: 03/09/2021 | 17h00

O INCA alerta que há baixa nos estoques de sangue e mostra preocupação por conta do feriado do Dia da Independência, 7 de setembro. Visto que os tratamentos oncológicos não podem parar e muitos pacientes dependem da doação de sangue, o INCA pede que a população se mobilize e faça a sua doação. O Banco de Sangue vai manter o funcionamento normal no sábado, dia 4, e na segunda-feira, dia 6.

O Instituto ressalta que doar sangue é seguro. Pessoas que já tiveram covid-19 (sintomas leves) também podem fazer a doação:, basta aguardar pelo menos 30 dias após cessarem todos os sintomas. Já as que que tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados de covid-19 devem aguardar 14 dias após o último dia de contato.

Para quem tomou se vacinou recentemente, também há tempo mínimo de espera. No caso da Coronavac é preciso esperar 48 horas para a doação. Já para as vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Janssen, o tempo mínimo é de sete dias. 

Podem doar pessoas que têm entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar, temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto. É necessário apresentar documento com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
 

Copyright