Notícias

INCA precisa de doações de sangue


Publicado: 20/05/2016 | 15h00
Última modificação: 19/02/2018 | 16h11

O Banco de Sangue do INCA está passando por um mês de baixas doações de sangue. Localizado na Praça Cruz Vermelha 23, Centro do Rio, o INCA faz um apelo aos cariocas: doem sangue no Instituto e ajudem os pacientes que precisam de transfusão regularmente durante o tratamento oncológico.

Tradicionalmente, há uma diminuição do estoque do INCA durante os feriados prolongados, porém, não houve a esperada recuperação desde o Dia de Tiradentes, em 21 de Abril. A média de 70 a 80 doadores por dia não para de cair e, hoje, está em cerca de 30 doadores por dia. Cabe ressaltar que a transfusão regular de sangue e plaquetas faz parte da rotina no tratamento de muitos pacientes, demandando mais de 1,5 mil transfusões de hemocomponentes por mês no Instituto.

“É de extrema importância o INCA ter estoque de sangue e plaquetas para que o tratamento dos pacientes prossiga e que a possibilidade de uma transfusão seja assegurada. Situações de urgência não podem esperar e precisamos estar abastecidos para garantir que o nosso paciente seja assistido adequadamente", ressalta Iara Motta, chefe do Serviço de Hemoterapia do INCA.

Doar sangue é seguro - Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos, e pesando mais de 50kg pode doar sangue. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto. Os doadores devem apresentar documento oficial com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Importante – A vacina contra a gripe H1N1 impede a doação de sangue por apenas 48 horas. Seja solidário e vá ao INCA após esse curto período.
Os homens podem doar sangue até quatro vezes por ano e as mulheres até três. Doe sangue no INCA e ajude a salvar vidas.

Serviço:
Banco de Sangue do INCA
Praça da Cruz Vermelha 23, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro
(21) 3207-1021 / 1580
Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 14h30
Sábado: das 8h às 12h.

Copyright