Notícias

INCA promove debate sobre agrotóxicos, desenvolvimento sustentável e câncer no Dia Mundial do Meio Ambiente


Publicado: 17/05/2017 | 10h54
Última modificação: 11/06/2019 | 11h48

Práticas sustentáveis na agricultura e sua importância na prevenção ao câncer serão alguns dos temas do debate “Saúde, Sustentabilidade e Agroecologia: interfaces e desafios", que marca a primeira participação do INCA nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. Na ocasião, o Instituto também inaugura, no auditório do 8º andar de seu prédio-sede no Centro do Rio de Janeiro, a exposição fotográfica “Caminhos da Agroecologia: cultivando a vida", que, com imagens coletadas em seis áreas do estado, pretende dar visibilidade às iniciativas agroecológicas, sua relevância na produção de alimentos e na boa saúde dos trabalhadores do campo e da cidade, além da resistência ao agronegócio.

A partir de 2008, o Brasil passou a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial de maior consumidor de agrotóxicos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Observatório da Indústria dos Agrotóxicos da Universidade Federal do Paraná, enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93%, no Brasil o crescimento foi de 190%. A agricultura brasileira caracteriza-se pelo crescente consumo de agroquímicos, associado ao aumento proporcional das monoculturas, cada vez mais dependentes dos insumos químicos, um modelo de produção baseado no agronegócio, que difunde a falsa ideia de que a “modernidade" no campo gera progresso, emprego, renda e elimina a fome no País.

O debate “Saúde, Sustentabilidade e Agroecologia: interfaces e desafios" quer auxiliar na desconstrução desses mitos do agronegócio, além de refletir sobre a precarização das relações de trabalho, os agravos à saúde (alterações hormonais e reprodutivas, má formações, danos hepáticos e renais, disfunções imunológicas, distúrbios cognitivos e doenças neurológicas degenerativas e cânceres) e a degradação socioambiental.

Desde 2012, o INCA tem promovido ações que fomentam o debate público acerca do perigo dos agrotóxicos para a saúde humana e ambiental e a reflexão sobre práticas agrícolas alternativas ao modelo de produção de alimentos baseado no agronegócio. Em 2015, a Instituição divulgou posicionamento público acerca dos agrotóxicos, destacando o tema como um problema de saúde pública e sugerindo estratégias e ações para o seu enfrentamento no País: o INCA apoia a agricultura agroecológica e a produção orgânica de alimentos como alternativa viável.

Por isso mesmo, a exposição fotográfica “Caminhos da Agroecologia: cultivando a vida" reflete a produção de alimentos saudáveis, a relação com a terra na formação de uma identidade sociocultural, o papel da mulher no campo, e alternativas para comercialização dos produtos (como feiras de agricultura familiar e agroecológicas) no estado do Rio de Janeiro.

O INCA espera a presença de representantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, da comunidade científica e acadêmica, agricultores, trabalhadores rurais, camponeses e demais cidadãos para aprofundar a discussão no Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Programação

9h: Café da manhã

9h30: Boas Vindas

9h50: Lançamento da exposição fotográfica “Caminhos da Agroecologia: Cultivando a Vida"

10h10: Debate: Saúde, Sustentabilidade e Agroecologia – Interfaces e Desafios

Debatedores: Nivia Silva (Representante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida), Carla Assad (Representante da Comlurb), Dioclécio Luz, Representante do Ministério do Meio Ambiente. Juliana Casemiro – (Representante da Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional/ Professora Adjunta no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inu/Uerj)

Moderação: Sonia Araripe (Diretora da Plurale em revista e da Plurale em site)

12h - 13h – Intervalo para almoço

13h às 14h30 – Oficina - atitudes sustentáveis na gestão de resíduos (Ecobé – Ciência com Vida)

Turma 1: das 13h às 13h40

Turma 2: das 13h50 às 14h30

14h30 às 15h15 - Oficina de reciclagem de papéis (Ecobé – Ciência com Vida)

15h15 às 16h – SOS Planeta Terra - Oficina de arranjos de flores (Arteterapeuta Jussara Pimentel Magalhães

*As inscrições para as oficinas serão feitas pelo e-mail eventos.dcs@inca.gov.br. Para se inscrever, é preciso informar nome, e-mail, telefone e escolher a oficina.

16h - Encerramento
 

(Materia atualizada em 22/05/2017)

Copyright