Notícias
- Português
- English
- Español
INCA recebe novo acelerador linear do Ministério da Saúde
Última modificação: 18/09/2020 | 13h42
O Ministério da Saúde (MS) doou para o INCA um novo acelerador linear que será utilizado no serviço de radioterapia e tem capacidade para atender 60 novos pacientes por mês. A doação foi feita no âmbito do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS(PER/SUS), criado em 2017, que tem como principal objetivo ampliar e criar novos serviços de radioterapia em hospitais habilitados no SUS visando à redução dos vazios assistenciais e atendimento das demandas regionais de assistência oncológica em consonância com os estados e municípios.
O projeto prevê a implantação de 100 soluções de radioterapia, contemplando equipamentos e infraestrutura, bem como a utilização do poder de compra do Estado como instrumento para internalizar tecnologia e criar alternativas comerciais que possibilitem o fortalecimento e o desenvolvimento industrial. A intenção é reduzir a dependência tecnológica do País.
O equipamento doado ao INCA, um Linac 2300CX, substitui outro já obsoleto. “Instalamos neste final de semana o novo acelerador, que deverá entrar em funcionamento em três meses”, explica o coordenador de Assistência do INCA, Gélcio Mendes. Para se ter uma ideia da complexidade da instalação do novo acelerador linear, “apenas a peça principal do equipamento pesa sete toneladas”.
O acelerador linear utiliza raios x de alta energia aplicados sobre o tumor a fim de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preserva o máximo de tecidos saudáveis ao redor. O equipamento é o mais usado para tratamentos de radiação de feixe externo para limitar os efeitos colaterais.
Em regra, o radioterapeuta prescreve o tratamento adequado em volume e dosagem, o físico médico e o dosimetrista determinam como e o tempo para ministrá-lo e, por fim, os técnicos de radioterapia operam o acelerador linear aplicando as doses diárias de radiação nos pacientes. Até seu término, o tratamento é acompanhado por médicos e enfermeiros com consultas semanais.
Copyright
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.