Notícias

Live da JB FM e INCA convoca população para “Desafio 21 Dias para sua Saúde”

Coordenadora de Prevenção e Vigilância respondeu perguntas dos internautas e incentivou opção por hábitos saudáveis no Dia Mundial do Câncer

Publicado: 04/02/2021 | 15h54
Última modificação: 08/02/2021 | 10h12

“Para ter qualidade de vida, é preciso fazer investimentos na alimentação, na atividade física e no comportamento saudável”. O conselho é da coordenadora de Prevenção e Vigilância do Câncer, a médica Liz Almeida, durante a live especial no perfil do Facebook da  rádio JB FM em celebração ao Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro.

A coordenadora convidou a população a aceitar a proposta do INCA para incentivar a mudança para hábitos saudáveis pela população, o “Desafio: 21 Dias para sua Saúde”.  A ideia é que por meio de tarefas diárias, que vão desde mudanças de atitude – como comer mais verduras e legumes no almoço – até relaxar e agradecer, se alcance a melhora da saúde com a criação de hábitos saudáveis.

A ação faz parte do encerramento do tema “Eu sou, eu vou”, da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC, na siga em inglês), que por três anos difundiu a concepção de que os indivíduos podem reduzir o impacto do câncer em sua vidas, na das pessoas que amam e no mundo.

Na Live, Liz Almeida respondeu às perguntas dos internautas, como a recorrente “câncer tem cura?” Ela explicou que, “se pudermos generalizar, se detectado no início, a possibilidade de tratamento é muito melhor”. É que apesar de, em geral, o senso comum tratar o câncer como uma coisa só, há mais de 100 tipos da doença.

Como a probabilidade de se desenvolver determinados tipos de cânceres reduz em um terço com comportamentos saudáveis, a campanha da UICC levada adiante pelo INCA no Brasil propõe tarefas, explicou a médica, que devem em ser seguidas por 21 dias – tempo mínimo estimado para se adquirir um novo hábito – tendo o 4 de fevereiro como data de partida. Os desafios envolvem (“sem spoilers”, lembrou ela) alimentação, atividade física, entre outros, que poderão ser conhecidos todos os dias, ao longo de 21 dias, aqui, no site do INCA.

Liz Almeida também gravou podcast para a JB FM com dicas e informações sobre como novos hábitos saudáveis podem ser adquiridos: ouça em https://jb.fm/podcast/jb-social/​.  

Assista a íntegra da live, conduzida pela locutora da rádio JB FM Jayne Mello,  no Fabebook da JB FM.

 

Bons hábitos ajudam a prevenir a doença

 
Outro evento em alusão ao Dia Mundial de Câncer foi o #PapoSaúde do Ministério da Saúde, com a diretora-geral do INCA, Ana Cristina Pinho. Durante cerca de uma hora, ela respondeu a perguntas do público que acompanhou a transmissão da live pelo Facebook e pelo YouTube do Ministério.

Ana Cristina explicou que um em cada três casos de câncer em adultos são evitáveis com prevenção: as principais medidas que devem ser adotadas são não fumar, cuidar da alimentação e evitar a obesidade. Ela ressaltou que os casos mais comuns da doença são de próstata, entre os homens; de mama, nas mulheres; e leucemia e sistema nervoso central, nas crianças.

Uma das principais dúvidas da população é sobre o tratamento oncológico. De acordo com a diretora-geral, o combate aos tumores ocorre principalmente pelo tripé formado por cirurgia, quimioterapia e radioterapia. “O SUS [Sistema Único de Saúde] está preparado para fazer todo o acompanhamento do paciente, desde o diagnóstico, passando pelo tratamento e até os cuidados paliativos”, afirmou.

Ana Cristina reforçou, ainda, a importância de as pessoas buscarem fontes seguras para se informarem sobre câncer, como o Portal do INCA, que traz dados científicos comprovados sobre a doença.

Copyright