Notícias

Nelson Teich é o primeiro ministro da Saúde ex-residente do INCA

Oncologista fez três anos de residência médica no Instituto e integrou reunião do Consinca em 2019

Publicado: 20/04/2020 | 18h41
Última modificação: 20/04/2020 | 18h53

O oncologista Nelson Luiz Sperle Teich é o primeiro Ministro da Saúde que teve sua formação fortemente marcada pela passagem pelo INCA, onde fez residência médica em oncologia de 1987 a 1990.

Nelson Teich é carioca da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em 1980. Antes da passagem pelo INCA, fez especialização em clínica médica no Hospital Federal de Ipanema.

Academicamente, procura unir economia à gestão de saúde. Por exemplo, obteve PhD em Health Sciences e Health Economics na Universidade de York, no Reino Unido.  No campo corporativo, ajudou a fundar o grupo Clínicas Oncológicas Integradas, que presidiu até 2018, e foi sócio no MDI Instituto de Educação e Pesquisa. Ele também foi diretor-executivo da MedInsight - Decisions in Health Care e faz parte do corpo editorial do American Journal of Medical Quality. Também foi consultor da equipe para temas de saúde de Jair Bolsonaro por ocasião da transição governamental, em 2018.

Em novembro do ano passado, Nelson Teich esteve na reunião do Conselho Consultivo do INCA (Consinca) apresentando seu projeto de incorporação de novas tecnologias e de reestruturação da oncologia no SUS.
 

Copyright