Notícias

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil saiba mais sobre a doença

Diferentemente do câncer nos adultos, em crianças e jovens a doença não costuma estar associada a fatores de risco externos

Publicado: 23/11/2018 | 18h49
Última modificação: 23/11/2018 | 18h52

O câncer é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. A expectativa para este ano é de que o País registre mais de 12.500 novos casos de câncer infantojuvenil.

Diferentemente do câncer nos adultos, em crianças e jovens a doença não costuma estar associada a fatores de risco externos. As causas são indefinidas, difíceis de prevenir. Também não apresentam sinais específicos, pois, nas fases iniciais da doença, os sintomas podem ser confundidas com os de outras enfermidades (por exemplo, febre ou palidez).

Dessa forma, para possibilitar um diagnóstico precoce, é fundamental que eles tenham acompanhamento médico regular, e toda queixa sobre saúde deve ser levada a sério.

Que tal aproveitar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil e aprender mais sobre o assunto? No Podcast Pausa para Saúde, do Ministério da Saúde, você pode saber muito mais.

Lista Assuntos