Notícias

Nova diretora-executiva do Isags visita o INCA


Publicado: 23/08/2016 | 16h49
Última modificação: 19/01/2018 | 12h03
Cinco pessoas estão sentadas em volta de uma mesa marrom, entre mulheres e homens. Em frente a eles, descansam papéis sobre a mesa e canetas. Os presentes estão conversando e logo do lado da mesa existe uma TV com a foto de um slide.

Durante conversa, Carina Vance abordou o sistema de saúde do Equador

A nova diretora-executiva do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), Carina Vance, fez uma visita ao INCA, onde foi apresentada a projetos de cooperação internacional no âmbito da América Latina com a participação do Instituto. A equatoriana, que foi ministra da Saúde de seu país por quase quatro anos, ficou bem impressionada com a quantidade e as temáticas dos projetos de cooperação internacional nos quais o INCA está envolvido.

Entre os projetos, foram destacados a atuação do INCA como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o Controle de Tabaco, a integração do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) com a Associação Mundial de Doadores de Medula (WMDA) além do intercâmbio de profissionais em foros bilaterais e multilaterais. Foram citados ainda os grupos operativos mais atuantes da Rede de Institutos Nacionais de Câncer (RINC), como o de controle do câncer do colo do útero e o de Banco de Tumores.

Carina Vance falou um pouco sobre o sistema de saúde do Equador e citou dificuldades também enfrentadas pelo Brasil, como o acesso de moradores de áreas rurais aos serviços de saúde, e o grande número de atendimentos em hospitais especializados que poderiam ser resolvidos na Atenção Básica, comprometendo a assistência para casos mais complexos. E referindo-se ao Isags, disse “que a casa está sempre aberta”. “Queremos ter uma relacionamento mais próximo com o INCA”, afirmou.
 

Copyright