Notícias

Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco será lançado nesta quinta, no Rio


Publicado: 28/03/2016 | 15h22
Última modificação: 05/02/2018 | 11h25

O Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco cria uma nova linha de investigação centrada no conhecimento e sistematização de informações que responderão questões relevantes para contrapor as táticas da indústria do tabaco. Trata-se de uma plataforma digital que será lançada nesta quinta-feira, 31, e servirá também como modelo para monitorar as ações de outras indústrias, como a de alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas e refrigerantes. O objetivo é identificar as semelhanças entre as estratégias utilizadas por essas empresas que desvirtuam políticas que favoreçam a redução da exposição aos fatores de risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

A iniciativa é da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil (Conicq), o Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cetab/Ensp/Fiocruz), a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias (The Union) e a Aliança para o Controle do Tabaco (ACT).

No lançamento do Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco, estarão presentes a chefe do Secretariado da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), Vera Luiza da Costa e Silva, a secretária-executiva da Conicq, Tania Cavalcanti,  a pesquisadora da Universidade de São Francisco Stella Biallous, e representantes da União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias (The Union).

Serviço:
Lançamento do Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco
Data: 31 de março de 2016
Horário: 9 horas
Local: Auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 - Manguinhos, Rio de Janeiro.

Copyright