Página Inicial >
Noticias >
OPAS/OMS ratifica INCA e SE-Conicq como Centro Colaborador para o Controle do Tabaco
Notícias
- Português
- English
- Español
OPAS/OMS ratifica INCA e SE-Conicq como Centro Colaborador para o Controle do Tabaco
Publicado: 15/06/2016 | 15h45
Última modificação: 28/02/2018 | 15h51
Última modificação: 28/02/2018 | 15h51
Único país da América Latina designado como Centro Colaborador pela OPAS/OMS para o Controle do Tabaco entre os 14 existentes no mundo, o Instituto Nacional de Câncer foi nomeado pela quinta vez para atuar no período de 2016-2020.
O INCA atua desde 1997 como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para Controle do Tabaco, tendo se destacado no desenvolvimento de atividades em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) na implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco na América Latina.
Dentre as responsabilidades assumidas pelo Instituto no atual Plano de Trabalho pactuado com a OMS/OPAS destacam-se a implementação de programas de treinamento, o desenvolvimento de pesquisas e estratégias para o controle do tabagismo em consonância com as recomendações da OMS/OPAS, o compartilhamento de melhores práticas e expertise científica, a produção de material em português com o objetivo de fortalecer o controle do tabagismo nos países lusófonos, assim como a participação na Comissão Intergovernamental de Controle do Tabaco do MERCOSUL.
A Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco recomenda, em seu Artigo 22, que os países cooperem entre si para fortalecer sua capacidade de cumprir as obrigações previstas no Tratado.
Fonte: SE-Conicq
Copyright
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.