Notícias

Pesquisador do INCA ocupa vice-presidência do Conselho Científico da IARC

Candidatos são selecionados com base na competência técnica em pesquisa oncológica. João Viola exercerá mandato de quatro anos

Publicado: 05/02/2019 | 14h17
Última modificação: 29/04/2019 | 15h19

Durante a 55ª reunião do Conselho Científico da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês), entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro, em Lyon, na França, o pesquisador do INCA João Viola foi eleito vice-presidente do Conselho Científico, representando o Brasil. Para a presidência foi escolhida Christine Friendenreich (Canadá) e para a relatoria, Adele Green (Austrália).

Constituído por cientistas selecionados - para um mandato de quatro anos - com base na sua competência técnica em pesquisa oncológica e áreas afins, o Conselho Científico tem, entre outras atribuições, avaliar periodicamente as atividades da IARC, fazer recomendações sobre os programas permanentes e preparar projetos especiais a serem submetidos ao Conselho Governante. O Conselho Científico se reúne todos os anos em sessões ordinárias no fim de janeiro e início de fevereiro.

A IARC é a agência especializada em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem como objetivo promover a colaboração internacional na pesquisa do câncer. Atualmente, é integrada por 26 países (Estados fundadores - Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Estados Unidos -, mais Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Índia, Irã, Irlanda, Japão, Marrocos, Noruega, Holanda, Catar, República da Coreia, Federação Russa, Espanha, Suécia, Suíça e Turquia). Cada membro tem um assento no Conselho Governante e no Conselho Científico.