Notícias

Portal do INCA de cara nova

Com foco no cidadão, site tem novo layout, recursos e serviços com acesso fácil pelo celular.

Publicado: 27/11/2018 | 08h00
Última modificação: 14/11/2018 | 16h04

A partir de hoje, o usuário encontra no Portal do INCA uma nova estrutura, navegação mais eficiente e facilidade para encontrar informações. Criado com base na Identidade Padrão de Comunicação digital do Governo Federal, o site segue os princípios da economicidade, confiabilidade, acesso universal, interação e transparência ativa. A identidade padrão tem como objetivo melhorar a comunicação do Estado com os cidadãos, facilitando a identificação dos sites governamentais, e, assim, o trabalho dos gestores e servidores públicos na construção e instrumentalização de uma comunicação pública. 

O site foi recriado a partir dos principais assuntos do Instituto. O layout se adapta a dispositivos móveis, o que possibilita melhor visualização e navegação no celular. Outra novidade são os botões de compartilhamento em redes sociais, que permitem que todos os conteúdos do site possam ser compartilhados em redes sociais (Facebook, Twitter e Whatsapp), aumentando o acesso ao conteúdo de qualidade produzido pelo INCA. Além disso, cada conteúdo é categorizado por assuntos, o que possibilita ao usuário encontrar páginas diferentes que abordem aquele tema e os relacionados a ele. 

Na área de cursos do site, o usuário pode, agora, visualizar, em uma lista única, todos os que o INCA oferece. Além disso, é possível fazer uma busca com palavras-chave, selecionar o tipo de aula (presencial, a distância ou semipresencial), o público-alvo, a modalidade e a carga horária.

Já a reestruturada área de tratamento traz informações sobre quimioterapia, radioterapia, cuidados paliativos, transplante de medula óssea e cirurgia com novo conteúdo e layout mais leve, com ilustrações e que permite encontrar as informações de forma mais rápida. Outra novidade é a área de perguntas frequentes, que lista as dúvidas dos usuários e apresenta também temas relacionados. 

As publicações do Instituto têm uma nova área no site, com a opção de busca por título, de filtragem dos resultados por tipo de arquivo, assunto, ano e tipo de publicação. A seção “tipos de câncer” foi revisada, reformulada, os itens foram padronizados e conta com uma versão para pacientes e outra para profissionais de saúde. Há, ainda,  pela primeira vez, uma parte dedicada aos tumores pediátricos.

A estrutura do Portal do INCA foi desenvolvida a partir das necessidades e obrigações de um site governamental, análise de acessos ao site atual, metodologia card sorting (organização de cartões com os assuntos) e personas (representações do público-alvo) e teve a participação de todas as áreas do Instituto. 

Lista Assuntos