Notícias

Programa de cuidados do homem no Novembro Azul é criado pelo MS

“Linha Azul” busca fortalecer atenção à saúde do homem e sensibilizar população sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicado: 19/11/2021 | 14h03
Última modificação: 19/11/2021 | 18h44

Dados apontam que o risco de um homem ter câncer de próstata diagnosticado ao longo da vida é de 16%. Diante disso, o Ministério da Saúde lançou a “Linha Azul”, ação de cuidados dedicada à atenção à saúde do homem. A iniciativa é implementada no Sistema Único de Saúde (SUS) no mês em que se celebra o “Novembro Azul”, mobilização internacional para sensibilizar homens sobre os cuidados com a própria saúde e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com a proposta de ampliar as políticas públicas voltadas para o controle ao câncer de próstata, a “Linha Azul” traça um itinerário terapêutico para homens que apresentam sinais e alterações na próstata. A ideia é que o paciente tenha um caminho a percorrer no SUS, desde a Unidade Básica de Saúde ao tratamento especializado. Isso porque as chances de cura chegam a 90% se o diagnóstico for feito no estágio inicial, segundo o chefe da Seção de Urologia do INCA, Franz Campos.

Leia mais no site do Ministério da Saúde.
 

Copyright