Notícias

Semana da Saúde Bucal é alerta para cuidados contra o câncer de boca

No Brasil, homens são os mais afetados pela doença que tem álcool e fumo como principais fatores de risco.

Publicado: 07/11/2019 | 13h28
Última modificação: 07/11/2019 | 13h51

A Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal ocorre todo início de novembro desde 2015. O objetivo da data é estimular gestores de saúde e população a promoverem ações preventivas, campanhas educativas, debater políticas públicas, apoiar atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil, entre outras ações. Os homens são os mais afetados por esse tipo de tumor na cavidade oral (11,2 mil do 14,7 mil estimados para 2018).

O INCA lembra que, se detectado no início, o câncer tem boca tem cura. Os principais fatores de risco são o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Já os sinais mais evidentes de alerta para esse câncer  são feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca e sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da cavidade oral. O médico deve sempre ser procurado.

O Instituto tem uma página em seu site, cartilha atualizada e vídeo na TV INCA acerca do câncer bucal. O Ministério da Saúde também possui uma página sobre a doença