Notícias

Vídeo comemora o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea


Publicado: 16/09/2016 | 09h23
Última modificação: 12/01/2018 | 11h48

Um vídeo que ensina como se tornar e se manter um doador de medula óssea foi lançado na solenidade de comemoração ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos e Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, na Casa Brasil, no Rio de Janeiro. Na data escolhida para o lançamento do vídeo, 17 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea - World Marrow Donor Day (WMDD). A data foi criada no ano passado pela World Marrow Donor Association (WMDA), associação mundial que reúne os registros de doadores de medula óssea, para conscientizar sobre a importância da doação de medula óssea. No Brasil, o cadastro para doação de medula é coordenado pelo Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que já conta com mais de 4 milhões de doadores cadastrados.

A data é celebrada no terceiro sábado de setembro de cada ano e desta vez o tema é cooperação internacional. O doador, quando se cadastra no Redome, pode ser chamado para fazer a doação para um paciente de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Os registros de todo o mundo são conectados e, por isso, é muito comum que um doador brasileiro faça a doação para um paciente de fora do Brasil e que pacientes brasileiros também recebam a doação de outro país.

O doador realiza a doação em seu país de origem e o material coletado é enviado para o país do paciente, onde o transplante será realizado. Em 2015, o Redome enviou 50 unidades para transplantes no exterior e recebeu 132 unidades do exterior para realizar transplantes no Brasil.

Assista ao vídeo lançado em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea 2016, no canal do INCA.

Acesse os materiais de campanha do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea 2016.
 

Copyright