Notícias

Videoanimação estimula prática da atividade física contra a obesidade e o câncer

Iniciativa é do Programa de Oncobiologia da UFRJ

Publicado: 23/07/2019 | 16h06
Última modificação: 23/07/2019 | 16h12

Com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância do exercício físico na prevenção do câncer, o Programa de Oncobiologia da UFRJ acaba de lançar a videoanimação Relatos de um sedentário. O vídeo foi concebido para o público em geral - jovens, famílias, educadores e profissionais da saúde interessados no tema da promoção da saúde - é acessível para surdos, e conta também com uma versão audiodescrita, para pessoas com deficiências visuais. E está disponível no canal do Youtube do Programa de Oncobiologia.

O filme conta a história de um personagem que passa o dia comendo pizza, bebendo refrigerante e jogando videogame. Uma pane elétrica mistura realidade e ficção, e lança o sedentário em uma aventura contra a obesidade e o câncer. 

"Os jovens sempre imaginam o câncer como uma doença da terceira idade, mas é exatamente quando se é adolescentes que certos hábitos de vida são adotados, como o cigarro, o sexo sem proteção ou a exposição excessiva ao sol, e que terão repercussão em seu futuro. E eles nunca param para pensar sobre isso", afirma a jornalista e pesquisadora Claudia Jurberg, que coordenou a realização do vídeo.

"A obesidade aumenta o risco de desenvolvimento e progressão do câncer", afirma o biólogo Franklin Rumjanek, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor científico do Programa de Oncobiologia. "Os resultados mais recentes sugerem que o microambiente do tecido adiposo contém agentes que favorecem a proliferação das células, além de produzir também compostos pró-inflamatórios, que parecem predispor células à transformação tumorigênica", afirma. 

"Relatos de um sedentário" é uma produção do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia com o apoio do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ, e recursos da Fundação do Câncer e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

Outros vídeos da série

O vídeo que acaba de ser lançado soma-se a outras cinco videoanimações para promoção da saúde que estão disponíveis ao público, no canal do Programa de Oncobiologia da UFRJ, contando breves histórias de ficção relacionadas ao câncer. Todos os vídeos são acessíveis às pessoas surdas e cegas.

Na videoanimação Do álcool e seus demônios, o personagem principal conhece os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas, e o espectador tem a oportunidade de refletir sobre os impactos da propaganda no consumo de bebida alcóolica e escolher entre dois finais diferentes. Amor em tempos de HPV aborda a importância do uso da camisinha. Cem anos de intoxicação fala sobre os alimentos ultraprocessados e sua relação com o câncer. Jogo de uma morte anunciada conta a história de um jovem e sua relação com a indústria do tabaco. Memórias de minhas pintas tristes mostra o encontro entre duas pintas e procura tirar dúvidas sobre os tipos de câncer de pele.