Perguntas Frequentes

Como me inscrevo para os cursos de educação a distância do INCA?

Os cursos de educação a distância do INCA estão disponíveis na página http://www.inca.gov.br/educacao-a-distancia. Quando as inscrições estão abertas, aparecerá o botão “inscrições abertas”. Basta clicar sobre o nome do curso e você terá acesso às informações e ao sistema de inscrições on-line. Para ter sua inscrição aceita e participar do processo de seleção, você precisa pertencer ao público-alvo e atender a todas as exigências de pré-requisito e documentação.

Veja também:

Na página http://www.inca.gov.br/educacao-a-distancia, é possível utilizar o filtro e selecionar o público-alvo. Dessa forma, aparecem nos resultados somente os cursos para esse público. Além disso, as informações sobre cada curso ficam disponíveis em http://www.inca.gov.br/educacao-a-distancia e dentro de cada curso há a informação sobre o público-alvo. Além de fazer parte do público-alvo, é necessário que você tenha acesso à internet e disponibilidade de tempo para realização das atividades no período do curso.

A inscrição só é efetivada após o envio dos documentos solicitados para cada curso. Os documentos devem ser enviados por meio de upload, na aba "Envio de documentos", em formato pdf, imediatamente após realização da inscrição on-line. O não envio imediato ou o envio de documentação incompleta ou ilegível implicam no cancelamento da inscrição. Neste caso, você precisará se inscrever novamente e enviar a documentação dentro do prazo informado.

Antes da data de início do curso, o candidato aprovado receberá um e-mail de acesso, com nome de usuário e senha. O ambiente virtual de aprendizagem do INCA (http://ead.inca.gov.br) pode ser acessado por computador e também por dispositivos móveis (tablet e celular).

Todo o conteúdo é disponibilizado on-line, por meio de recursos multimídia (textos, apresentações, e-books, vídeos, videoaulas) no ambiente virtual de aprendizagem.

A avaliação se baseia na participação nas atividades propostas (exercícios, fóruns, entre outras) e no envio das tarefas e questionários, dentro do prazo estabelecido. Os critérios de aprovação específicos de cada curso são informados no início do curso no Guia do Aluno, que está disponível no ambiente virtual.