Perguntas Frequentes

Quem estiver fazendo tratamento com antibiótico pode doar sangue?

Se o antibiótico for para infecções simples e sem complicações, o doador deve aguardar 15 dias após a última dose do antibiótico para doar sangue. Infecções mais graves como pneumonia, meningite, entre outras, podem necessitar de um tempo maior para liberação do candidato à doação.

Veja também:

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis (acesse o formulário). Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.

O Banco de Sangue do INCA está localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Aos sábados o horário de atendimento é das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

O doador não deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.

O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) dura em média 40 minutos.

Copyright