Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-INCA)


Última modificação: 22/02/2019 | 11h11

O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (CEP-INCA) integra o Sistema CEP-CONEP desde dezembro de 1996.

Este sistema utiliza mecanismos, ferramentas e instrumentos próprios de inter-relação, num trabalho cooperativo que visa, especialmente, à proteção dos participantes de pesquisa do Brasil, de forma coordenada e descentralizada por meio de um processo de acreditação.

O CEP-INCA é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

De acordo com a Resolução CNS 466/2012, é atribuição do CEP realizar o processo de revisão ética e análise científica de protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, com prioridade nos temas de relevância pública e de interesse estratégico da agenda de prioridades do SUS, com base nos indicadores epidemiológicos.

Serão submetidas ao CEP-INCA todas as pesquisas, em qualquer área do conhecimento, envolvendo seres humanos, independente da existência de finalidade acadêmica, ou de sua divulgação em revistas ou eventos científicos.

Contato: Rua do Resende, 128, sala 203 - Centro , Rio de Janeiro – RJ. CEP: 20231-092
Telefones (21) 3207-4550 / 3207-4556 – e-mail: cep@inca.gov.br


Conheça os sites:

Copyright