Pesquisa

Citometria


Última modificação: 27/07/2021 | 10h58

A citometria de fluxo é uma tecnologia que permite a análise simultânea de várias características estruturais e funcionais de células ou partículas biológicas suspensas em meio líquido em um sistema de fluxo contínuo. Através da dispersão da luz gerada pela interceptação da célula/partícula por um ou mais feixes de lasers, é possível captar informações como tamanho relativo, complexidade interna/granulosidade e emissão de fluorescências, permitindo a avaliação individual de milhares de células/partículas em um curto período de tempo. A Plataforma de Citometria de Fluxo oferece infraestrutura em equipamentos e suporte técnico-científico no desenho experimental, desenho e otimização de painéis, preparo de amostras, treinamento operacional dos instrumentos e na aquisição e análise de dados na área de citometria de fluxo.

 

Responsável pela plataforma:

Karina Lani Silva
Tecnologista
Email: karinalani@inca.gov.br
Telefone: +55 21 32076531

 

Lista de equipamentos:

  • BD FACSCalibur™ - equipado com um laser azul de gás Argônio (488nm) (15mW) e um laser diodo vermelho (633nm) sendo capaz de adquirir 6 parâmetros simultaneamente: FSC (tamanho), SSC (complexidade) e quatro fluorescências distintas através dos filtros FL1 (530/30), FL2 (585/42), FL3 (670LP) e FL4 (661/16). Os dados são coletados por um computador (Mac OS X versão 10.2.1) através do programa BD Cell Quest Pro versão 5.1.1. Por possuir um sistema fechado de pressurização, apenas tubos de poliestireno transparente de fundo redondo (12x75mm), são aceitos para aquisição das amostras. 
  • BD Accuri C6 Sampler - possui um laser azul de estado sólido (488nm) (20mW) e um laser diodo vermelho (640nm) (14.7mW) sendo capaz de adquirir 6 parâmetros simultaneamente: FSC (tamanho), SSC (complexidade) e quatro fluorescências distintas através dos filtros FL1 (530/30), FL2 (585/40), FL3 (670LP) e FL4 (675/25). Os dados são coletados por um computador PC (Windows 7) através do programa BD Accuri C6. Por não ter um sistema pressurizado, o aparelho comporta tubos de fundo redondo (12x75mm), microtubos e placas de 48 e 96 poços para aquisição das amostras.

 

Utilização:

O uso dos aparelhos é permitido a estudantes, pesquisadores e funcionários do INCA treinados ou acompanhados por pessoas treinadas, mediante agendamento prévio. Para usuários externos, deverá ser solicitada autorização junto ao responsável pela plataforma. Objetivando a prestação de contas de dados gerados através da utilização da plataforma e a captação de recursos necessários para manutenção e/ou aquisição de novos equipamentos, os artigos científicos publicados ou qualquer outra produção intelectual deverão referenciar o equipamento na sessão "Materiais e Métodos", bem como referenciar a Plataforma de Citometria de Fluxo do INCA na sessão "Agradecimentos", pelo uso dos equipamentos e suporte técnico. 

 

Localização:

Instituto Nacional de Câncer
Coordenação de Pesquisa
Rua André Cavalcanti, 37, 5º andar
Centro, Rio de Janeiro
CEP: 20231-050

Copyright