Pesquisa

Epigenética


Última modificação: 22/02/2019 | 11h52

A Plataforma de Epigenética disponibiliza uma infraestrutura para o estudo de alterações de metilação do DNA. Nossos equipamentos de última geração permitem desde a análise em larga escala do genoma como um todo, até a análise de regiões específicas. Nossa plataforma também possibilita o estudo em larga escala de SNPS, alterações de números de cópias, expressão gênica e expressão de microRNAs.

 

Responsável pela plataforma:

Monique Lopes
Técnica
Email: monique.lopes@inca.gov.br
Telefone: +55 21 32076536

 

Lista de equipamentos:

  • Pirossequenciador PyroMark Q96 (Qiagen) - plataforma de sequenciamento e quantificação altamente adequada para epigenética, análise de mutações e SNPs, com capacidade de avaliar 96 amostras ao mesmo tempo. O pirosequenciamento baseia-se no sequenciamento por síntese, onde temos a adição e incorporação sequencial de nucleotídeos.
  • Plataforma de microarranjo Illumina – a plataforma de microarranjo Illumina permite a análise de metilação em larga escala do genoma humano a partir da utilização dos Infinium Human Methylation EPIC BeadChips. Este ensaio analisa mais de 850.000 sítios, sendo que as regiões genômicas contempladas consistem em regiões de início de transcrição gênica (TSS – Transcription Start Site), que incluem regiões promotoras; 5’ e 3’ UTRs (untranslated regions); primeiro éxon; corpo do gene; e região intergênica.

 

Utilização:

Os usuários deverão contactar a reponsável pela Plataforma para agendar uma reunião, em que serão apresentados os detalhes para realização do ensaio.

 

Localização:

Instituto Nacional de Câncer
Coordenação de Pesquisa
Rua André Cavalcanti, 37, 6º andar
Centro, Rio de Janeiro
CEP: 20231-050

Copyright