Pesquisa

Microscopia e bioimagem


Última modificação: 22/02/2019 | 11h52

A Plataforma Multiusuário de Microscopia e Bioimagem possui equipamentos para aquisição e processamento de imagens, permitindo desde a realização de experimentos de localização celular de proteínas, até a visualização in vivo de células fluorescentes/bioluminescentes em camundongos.

 

Responsável pela plataforma:

Matheus Andrade Rajão
Tecnologista
Email: mrajao@inca.gov.br
Telefone: +55 21 32076531

 

Lista de equipamentos:

  • Microscópio confocal Olympus FV10i - visualização de proteínas e estruturas marcadas com fluoróforos; experimentos de localização celular de proteínas; experimentos de co-localização; quantificação de proteínas e estruturas marcadas com fluoróforos; obtenção de imagens 3D por meio de z-stacking, etc. Possui lasers e filtros que permitem detectar diversas combinações de fluoróforos, desde a região do azul (~400 nm) até próximo ao infravermelho (~750 nm). Objetivas de 10x e 60x oil, com zoom óptico de até 4x.
  • Microscópio invertido de fluorescência Zeiss AxioObserver Z1 - visualização de proteínas e estruturas marcadas com fluoróforos; experimentos de localização celular de proteínas; visualização de células por contraste de fase, DIC ou campo claro (imunohistoquímica e colorações de HE). Permite adquirir fluoróforos na região do azul, verde ou vermelho. Objetivas de 5x, 10x, 20x, 40x, 63x oil.
  • Microscópio de fluorescência Olympus BX53 - visualização de proteínas e estruturas marcadas com fluoróforos; experimentos de localização celular de proteínas; visualização de células por contraste de fase, DIC ou campo claro (imunohistoquímica e colorações de HE). Permite adquirir fluoróforos na região do azul, verde ou vermelho. Objetivas de 10x, 20x, 40x, 63x oil e 100x oil.
  • Microscópio eletrônico de transmissão Zeiss EM-900 - visualização de organização de membrana, estruturas e organelas celulares.
  • Sistema de imagem in vivo Caliper IVIS Lumina XR - visualização de camundongos contendo células marcadas com fluorescência ou bioluminescência; experimentos de progressão tumoral; experimentos de acompanhamento de infecção. Permite adquirir simultaneamente fotografias, imagens em raios X, imagens de fluorescência ou de bioluminescência. Possui acoplado uma câmara para anestesia com isoflurano.

 

Utilização:

A utilização dos equipamentos acima requer autorização e acompanhamento do Tecnologista responsável pela plataforma. As amostras e lâminas devem ser preparadas previamente pelos usuários. Objetivando a prestação de contas de dados gerados através da utilização da plataforma e a captação de recursos necessários para manutenção e/ou aquisição de novos equipamentos, os artigos científicos publicados ou qualquer outra produção intelectual deverão referenciar o equipamento na sessão "Materiais e Métodos", bem como referenciar a Plataforma de Microscopia e Bioimagem do INCA na sessão "Agradecimentos", pelo uso dos equipamentos e suporte técnico.

 

Localização:

Instituto Nacional de Câncer
Coordenação de Pesquisa
Rua André Cavalcanti, 37, 5º andar
Centro, Rio de Janeiro
CEP: 20231-050

Copyright