Tipos de câncer

Tumor de Wilms - versão para Profissionais de Saúde


Última modificação: 16/11/2018 | 11h26

Os tumores renais correspondem a cerca de 7% de todos os tumores pediátricos. O Tumor de Wilms é tumor renal mais comum em crianças. Este tipo de tumor é menos frequente em crianças maiores e adultos, nessa faixa etária o carcinoma de células claras renais é o diagnóstico mais comum. Nas últimas décadas têm sido alcançada uma melhora significativa na sobrevida destes pacientes. A sobrevida global em cinco anos para crianças menores de 15 anos pode atingir 90%. A melhora importante dos resultados se deve aos estudos cooperativos, com incorporação da abordagem multimodal.

O Tumor de Wilms pode acometer um ou ambos os rins. Aproximadamente de 5 a 10% dos pacientes com essa doença apresentam tumores bilaterais ou multicêntricos, sendo a prevalência maior nos indivíduos com predisposição genética, quando comparados aos indivíduos sem essas alterações. Em alguns casos, podem ocorrer metástases ao diagnóstico, sendo mais comum para o pulmão.  Outros locais de metástase são fígado, cérebro, ossos e linfonodos.

Tumores renais menos comuns na infância incluem: nefroma mesoblástico, sarcoma de células claras renais, tumor rabdoide maligno do rim, carcinoma de células renais e linfomas renais, por exemplo.

Copyright