Publications

2022
PDF

Gastos federais atuais e futuros com os cânceres atribuíveis aos fatores de risco relacionados à alimentação, nutrição e atividade física no Brasil - Sumário executivo


Last updated: 07/08/2022 | 16h29

Os gastos com a assistência oncológica vêm crescendo de forma expressiva e ameaçam a viabilidade financeira dos sistemas de saúde. Considerando essa perspectiva, a Área Técnica de Alimentação, Nutrição, Atividade Física e Câncer / Conprev do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) liderou pesquisa sobre o impacto atual e futuro dos fatores de risco relacionados à alimentação, nutrição e atividade física nos gastos federais do Sistema Único de Saúde (SUS) na prestação de atendimento ambulatorial e hospitalar aos pacientes oncológicos no Brasil em 2018, 2030 e 2040. Para isso, considerou diferentes cenários de redução da exposição aos fatores de risco na população brasileira.
Este documento apresenta um sumário executivo dos resultados e espera-se que forneça subsídios técnicos para a gestão estratégica no SUS com vistas a priorizar intervenções populacionais para o controle do câncer no Brasil e otimizar recursos públicos.
A publicação reforça o compromisso do INCA, órgão auxiliar do Ministério da Saúde, na produção, sistematização e disseminação de informações técnico-científicas e no desenvolvimento de ações integradas e intersetoriais para prevenção e controle do câncer no Brasil.

Copyright