Causas e Prevenção

Exposição no trabalho e no ambiente


Última modificação: 27/08/2021 | 15h05

Cerca de 80% dos casos de câncer estão relacionados à exposição a agentes presentes nos ambientes onde se vive . Tais exposições ocorrem, em grande parte, devido a ação do homem sobre o meio  ambiente, resultando em novas formas de organização da sociedade, tendo como consequência  novos modos de vida que podem ser danosos à saúde (WHO, 2002). 

Alguns ambientes de trabalho são locais onde ocorrem as maiores concentrações de agentes cancerígenos, quando comparados a outros ambientes. Já está comprovado cientificamente que a exposição a agentes químicos, físicos e biológicos utilizados em ambientes de trabalho e seu entorno causa diversos tipos de câncer (IARC, 2020).

Apesar de existirem evidências científicas que demonstrem que exposições no trabalho podem causar câncer, o número de notificações ainda é pequeno. Estimativas mostram que 10,8% dos casos de câncer em homens e 2,2% em mulheres surgem em função de fatores relacionados ao local de trabalho (Fritschi e Driscoll, 2006).

Sabe-se que a grande maioria das exposições em ambientes de trabalho a esses agentes cancerígenos pode ser modificada ou eliminada, aspecto este de fundamental importância para a prevenção e controle do câncer (WHOSIS, 2010). Assim sendo, é de suma importância que os profissionais de saúde atuantes na rede de atenção ao paciente oncológico perguntem a eles sobre as exposições ocupacionais, a fim de se estabelecer uma possível associação entre o ambiente de trabalho e o câncer relacionado ao trabalho.

Com este objetivo, o INCA lançou o livro Ambiente, Trabalho e Câncer: aspectos epidemiológicos, toxicológicos e regulatórios. A publicação visa apresentar informações técnico-científicas relaciona­das a agentes cancerígenos químicos, físicos e biológicos presentes nos diversos ambientes, fundamentais para o reconhecimento dos casos de câncer que podem ter ocorrido em decorrência da exposição ambiental e no ambiente de trabalho (INCA, 2021).

Acesse também os nossos infográficos para saber mais sobre câncer relacionado ao trabalho, câncer de pulmão relacionado ao trabalho, câncer de bexiga relacionado ao trabalho, leucemia relacionada ao trabalho, linfoma não Hodgkin relacionado ao trabalho

 

É importante ressaltar que, na perspectiva do risco de câncer, a melhor forma de prevenção é evitar a exposição, uma vez que não existem limites de frequência ou de intensidade seguros para a exposição às substâncias cancerígenas.

 

Abaixo estão listados os tipos de câncer mais incidentes mundialmente  na população feminina e masculina e os agentes químicos, físicos e biológicos relacionados (IARC, 2020):
 

Câncer

Agentes carcinogênicos com evidência suficiente em humanos

Agentes com evidência limitada em humanos

Pulmão

Fuligem, radônio, radiação (raios-X e gama), gaseificação do carvão, produção de coque, carvão, sílica cristalina, alcatrão de carvão, produção de alumínio, fundição de ferro e aço, exposição ocupacional como pintor, na produção de borracha, mineração de hematita (subterrânea), arsênico e compostos arsenicais, berílio e compostos de berílio, cádmio e compostos de cádmio, cromo hexavalente e compostos, compostos de níquel, asbestos (todas as formas), sílica cristalina, vapores de emissão de motores a diesel, fumaça do tabaco, bis(clorometil)eter, clorometil-metil -éter. 

Ácidos fortes, tetraclorodibenzo-para-dioxina, arte com vidro, produção de recipientes de vidro e utensílios prensados, combustível de biomassa (principalmente madeira), produto de eletrodo de carbono, tolueno alfa clorado e cloreto de benzoila (mistura), metal cobalto com carboneto de tungstênio, creosoto, inseticidas não arsenicais, processo de impressão, fumos de solda.

Mama

Radiação  (raios-X e gama).

Óxido de etileno, trabalho noturno.

Cólon e reto

Radiação (raios-X e gama, cólon).

Radiação (raios-X e gama, reto), asbestos.

Próstata ----

Arsênico e seus compostos, ocupação na produção da borracha, cádmio e seus compostos, radiação (raios X e gama).

Estômago

Ocupação na produção da borracha, radiação.

Asbestos.

Fígado

Vírus da hepatite B e C, aflatoxinas, cloreto de vinila (angiosarcoma, carcinoma hepatocelular), radiação, vírus da hepatite B e C (carcinoma hepatocelular), arsênico, cloreto de vinila .

Arsênico e seus compostos, radiação (raios-X e gama), tricloroetileno, agrotóxicos e DDT.

Colo uterino ---- Tetracloroetileno
Esôfago

Radiação (raios-X e gama).

Ocupação na produção da borracha.

Bexiga

Produção de alumínio, ciclofosfamida, todas as aminas aromáticas, exposição ocupacional como pintor, radiação (raios-X e gama), arsênico e compostos arsenicais, orto-toluidina, produção da borracha.

Piche de alcatrão de carvão, fuligem, limpeza a seco, emissão de vapores de diesel, exposição ocupacional como cabeleireiro e barbeiro, processo de impressão, produção de tecidos.

Linfoma não Hodgkin

Vírus da hepatite C, produção da borracha, agrotóxicos, benzeno, ocupação na produção da borracha.

Óxido de etileno, tetraclorodibenzo-para-dioxina, radiação (raios X e gama); agrotóxicos malationa, diazinona, glifosato, DDT; 2,4 D, parationa (em fêmeas) e lindano.

Leucemia

Benzeno, busulfan (LMA), ciclofosfamida (LMA), formaldeído (LLNA), ocupação na produção da borracha, radiação, ocupação de pintor (leucemia infantil – exposição materna), 1,3- butadieno, etoposide com cisplatina e bleomicina, bisclorometil nitrosoureia

Radônio, campos magnéticos de frequência extremamente baixa (leucemia infantil), refinamento do petróleo, policlorofenois ou seus sais de sódio (exposição combinada), estireno, tetracloroetileno, tricloroetileno, tetraclorodibenzo-para-dioxina.

 

Outros tipos de cânceres mais incidentes a nível mundial em ambos os sexos e os agentes químicos, físicos e biológicos relacionados

Câncer

Agentes carcinogênicos com evidência suficiente em humanos

Agentes com evidência limitada em humanos

Pâncreas ----

Radiação (raios X e gama).

Rim

Radiação (raios X e gama).

Arsênico e seus compostos, cádmio e seus compostos, processo de impressão, agrotóxicos.

Tireóide

Radiação (raios X e gama).

----
Cérebro e Sistema Nervoso Central

Radiação (raios X e gama).

----
Ovário

Asbestos (todas as formas).

Radiação (raios X e gama), talco (uso perianal).

Pele

Radiação solar (basocelular, espinocelular e melanoma), exposição solar artificial (melanoma), fuligem, óleos minerais (industriais), óleo de xisto; arsênico e compostos arsenicais, destilação de alcatrão de carvão, piche de carvão, ciclosporina, radiação (raios –X e gama).

Creosoto, processo de refinamento do petróleo, bronzeamento artificial-câmaras (outros tumores malignos da pele).

Laringe

Ácidos fortes, asbestos (todas as formas).

Mostarda de enxofre, ocupação na produção da borracha, fumaça do tabaco.

Faringe ----

Asbestos, fumaça do tabaco.

Mieloma múltiplo ----

Radiação (raios X e gama).

Nasofaringe

Formaldeído, poeiras de madeira.

----

 

Outros cânceres e os agentes químicos, físicos e biológicos associados:

Câncer

Agentes carcinogênicos com evidência suficiente em humanos

Agentes com evidência limitada em humanos

Mesotelioma

Exposição ocupacional como pintor, asbestos (todas as formas), erionita.

----
Cavidade nasal e seios paranasais

Produção de álcool isopropílico, compostos de níquel, poeiras de couro, poeiras de madeira, radiação.

Formaldeído, cádmio e seus compostos; ocupação em carpintaria e marcenaria, compostos de cromo (VI); produção de tecidos.

Olhos

Ocupação como soldador (melanoma), bronzeamento artificial (UV).

Radiação solar (carcinoma de células escamosas, melanoma).

Lábios ----

Radiação solar.

Glândulas salivares

Radiação (raios-X e gama).

----
Ossos

Radiação.

----
Sarcoma de tecidos moles ----

Poli-cloro-fenol ou sais de sódio (exposição combinada), tetraclorodibenzo-para-dioxina.

Endométrio ----

Dietilstibestrol (antineoplásico.)

Testículos ----

DDT (agrotóxico).

 


Referências Bibliográficas

WORLD HEALTH ORGANIZATION. National cancer control programmes: policies and managerial guidelines. 2nd ed. Geneva: World Health Organization; c2002.

INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER. World Cancer Report: cancer research for cancer prevention. Vol. 199, Cancer Control. 2020.

FRITSCHI L, DRISCOLL T. Cancer due to occupation in Australia. Aust N Z J Public Health. 2006;30(3):213-9.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Statistical Information System (WHOSIS). Cancer [Internet]. [Denmark]: World Health Organization, Regional Office for Europe; 2010 [cited 2010 Sep 30]. 

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Ambiente, trabalho e câncer: aspectos epidemiológicos, toxicológicos e regulatórios / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2021.

Copyright