Programa Nacional de Controle do Tabagismo

Tabagismo e coronavírus


Última modificação: 24/09/2020 | 12h06

Considerando o contexto epidemiológico decorrente da pandemia do coronavírus e estudos que indicam associação entre tabagismo e desfechos mais graves da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), este espaço reúne materiais criados para orientar e informar as redes estaduais e municipais de controle do tabagismo, parceiros do controle do tabaco e demais interessados nas duas temáticas.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, e é o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. Além disso, é uma condição importante para complicações da Covid-19.

Os riscos do tabagismo também estão relacionados ao contágio, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça — como narguilé (cachimbo d´água) e dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido), — pode facilitar a transmissão do coronavírus. Há ainda o tabagismo passivo (não fumantes que convivem com fumantes na mesma casa ou em outros ambientes), que aumenta o risco de infecções respiratórias agudas.

Por esses motivos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o INCA e diversos órgãos da saúde, encorajam as pessoas a pararem de fumar para minimizar os riscos associados à pandemia de Covid-19, tanto para os fumantes quanto para as pessoas expostas ao fumo passivo.

 

Confira a página da Campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2020 (31/05) e conheça os materiais impressos e para web.

Confira a página da Campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2020 (29/08) e conheça os materiais impressos e para web.

 

Materiais de apoio para as redes estaduais e municipais de controle do tabagismo, parceiros do controle do tabaco e demais interessados

Notas Técnicas - Alertas

  1. Alerta do INCA à população sobre tabagismo e coronavírus - Recomendações para auxiliar a parar de fumar
  2. Alerta do INCA sobre os riscos do tabagismo e do uso e compartilhamento do narguilé para infecção pelo Coronavírus (Covid – 19)
  3. O Dia Mundial sem Tabaco 2020 aborda o tema tabagismo e Coronavírus (Covid-19)
  4. Esclarecimento à Rede Nacional de Coordenadores do Programa Nacional de Controle do Tabagismo – Programa de Cessação do Tabagismo
  5. O Dia Nacional de Combate ao Fumo 2020 também aborda o tema tabagismo e coronavírus (Covid-19).

Materiais informativos

  1. Leis que podem reduzir o impacto do tabagismo na Covid-19
  2. Perguntas frequentes: tabagismo e Coronavírus (Covid-19)

Artigos científicos

  1. CAVALCANTE, Tânia Maria, et. al. Covid-19  e Tabagismo: Aspectos Epidemiológicos, Biológicos, Psicossociais e Implicações para a Política Nacional de Controle do Tabaco. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1039/634 Acesso em: 25 ago. 2020.
  2. SZKLO, André S. Associação entre Fumar e Progressão para Complicações Respiratórias Graves em Pacientes com Covid-19. Revista Brasileira de Cancerologia 2020; 66(2): e-03974. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/974/587 Acesso em: 22 abr. 2020.
  3. WEI L., et al. Analysis of factors associated with disease outcomes in hospitalized patients with 2019 novel coronavirus disease. Chinese Medical Journal. Feb 28, 2020. Avaiable at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7147279/ Acces in: 24 Set. 2020.

Programa Nacional de Controle do Tabagismo nos estados

  1. Ficha de Notificação do estado do Paraná.
página 1
página 2

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Sobre a doença. O que é Covid-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca (abre em nova janela). Acesso em: 28 abr. 2020.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Inca contra o coronavírus. Disponível em: https://www.inca.gov.br/noticias/inca-contra-coronavirus. Acesso em: 20 abr. 2020.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. INCA alerta para os riscos da relação entre tabagismo, narguilé e coronavírus. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/notas-tecnicas/alerta-do-inca-populacao-sobre-tabagismo-e-coronavirus. Acesso em: 20 abr. 2020.

World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) Pandemic. Available at: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 (abre em nova janela) Access in: 17 abr. 2020.

World Health Organization. Are smokers and tobacco users at higher risk of COVID-19 infection? Available at: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-on-smoking-and-covid-19 (abre em nova janela) Access in: 17 abr. 2020.

World Health Organization. Tobacco Free initiative: How can use of waterpipe contribute to the spread of COVID19? Available at: http://www.emro.who.int/tfi/know-the-truth/tobacco-and-waterpipe-users-are-at-increased-risk-of-covid-19-infection.html (abre em nova janela). Access in: 17 abr. 2020.

World Health Organization. Tobacco Free initiative: Why are e-cigarettes not a "safer" alternative during the COVID-19 pandemic and beyond? Available at: http://www.emro.who.int/tfi/know-the-truth/tobacco-and-waterpipe-users-are-at-increased-risk-of-covid-19-infection.html (abre em nova janela). Access in: 17 abr. 2020.

Copyright