Programa Nacional de Controle do Tabagismo

Tabagismo e coronavírus


Última modificação: 30/08/2021 | 11h37

Considerando o contexto epidemiológico decorrente da pandemia do coronavírus e estudos que indicam associação entre tabagismo e desfechos mais graves da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), este espaço reúne materiais criados para orientar e informar as redes estaduais e municipais de controle do tabagismo, parceiros do controle do tabaco e demais interessados nas duas temáticas.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, e é o maior fator de risco evitável de adoecimentos e mortes no mundo. Além disso, é uma condição importante para complicações da Covid-19.

Os riscos do tabagismo também estão relacionados ao contágio, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. O uso de produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça — como narguilé (cachimbo d´água) e dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido), — pode facilitar a transmissão do coronavírus. Há ainda o tabagismo passivo (não fumantes que convivem com fumantes na mesma casa ou em outros ambientes), que aumenta o risco de infecções respiratórias agudas.

Por esses motivos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), o INCA e diversos órgãos da saúde, encorajam as pessoas a pararem de fumar para minimizar os riscos associados à pandemia de Covid-19, tanto para os fumantes quanto para as pessoas expostas ao fumo passivo.

 

Confira a página da Campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2021 (29/08) e conheça os materiais impressos e para web.

Confira a página da Campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2021 (31/05) e conheça os materiais impressos e para web.

Confira a página da Campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2020 (31/05) e conheça os materiais impressos e para web.

Confira a página da Campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo 2020 (29/08) e conheça os materiais impressos e para web.

 

Materiais de apoio para as redes estaduais e municipais de controle do tabagismo, parceiros do controle do tabaco e demais interessados

Notas Técnicas - Alertas

  1. Alerta do INCA à população sobre tabagismo e coronavírus - Recomendações para auxiliar a parar de fumar
  2. Alerta do INCA sobre os riscos do tabagismo e do uso e compartilhamento do narguilé para infecção pelo Coronavírus (Covid – 19)
  3. O Dia Mundial sem Tabaco 2020 aborda o tema tabagismo e Coronavírus (Covid-19)
  4. Esclarecimento à Rede Nacional de Coordenadores do Programa Nacional de Controle do Tabagismo – Programa de Cessação do Tabagismo
  5. O Dia Nacional de Combate ao Fumo 2020 também aborda o tema tabagismo e coronavírus (Covid-19).
  6. O Dia Mundial sem Tabaco 2021 aborda o tema "Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia de Covid-19".
  7. O Dia Nacional de Combate ao Fumo 2021 aborda o tema "Comprometa-se a parar de fumar".

Materiais informativos

  1. Leis que podem reduzir o impacto do tabagismo na Covid-19
  2. Perguntas frequentes: tabagismo e Coronavírus (Covid-19)

Minivídeos

Com a chegada da pandemia de Covid-19, impôs-se um imenso desafio de manutenção das ações de tratamento do tabagismo no SUS, que são feitas, em sua maioria, por meio de atendimentos em grupo. 

Diante de um cenário de que não era mais possível reunir as pessoas de forma presencial, toda a rede de controle do tabaco, com destaque aqui para seu papel no tratamento do tabagismo, passou a desenvolver estratégias e ações para lidar com esse desafio.             

Nesta perspectiva, por meio de uma parceria entre INCA, OPAS, AMB, e profissionais de saúde especialistas em tabagismo foram elaborados minivídeos de apoio para o tratamento do tabagismo, a fim de minimizar os efeitos do distanciamento social na efetiva execução desta intervenção. 

O processo de criação dos minivídeos envolveu um rápido diagnóstico em relação às necessidades da rede de tratamento e baseou-se nos conteúdos previstos para as sessões estruturadas do tratamento no âmbito do Programa de Cessação do Tabagismo, coordenado pela Divisão de Controle do Tabagismo.

Os minivídeos foram desenvolvidos com sugestões para divulgação para o paciente ou o grupo de pacientes que estão sendo atendidos na Unidade de Saúde e podem ser utilizados para manter o tema das sessões do grupo em evidência, gerando assim mais reflexão sobre as condições de saúde do fumante. Além disso, o seu formato possibilita a divulgação em massa das informações por meio das mídias sociais.

 

01 | Fumo passivo

Série “Parar de fumar”: episódio 1 - Aborda os malefícios do tabagismo, com ênfase no tabagismo passivo. Informa sobre os diferentes produtos de tabaco, as doenças relacionadas a seu uso, e ainda destaca os malefícios do tabagismo passivo, incluindo o fumo de terceira mão.

 

02 | O fumo está em toda parte

Série “Parar de fumar”: episódio 2 - Objetiva o estímulo e motivação para o usuário de tabaco buscar tratamento. É um vídeo que funciona como aquele primeiro contato com o tabagista, para estimulá-lo a deixar de fumar, a procurar ajuda, por meio da reflexão sobre o mal que o tabagismo já está causando em sua vida e o que pode causar. E por outro lado, apontar os benefícios que terá ao deixar de usar produtos derivados de tabaco. 

 

03 | Bons sonhos

Série “Parar de fumar”: episódio 3 - Inclui o modelo de tratamento do tabagismo preconizado pelo INCA para o tratamento no SUS no qual são indicadas 4 sessões estruturadas. Este vídeo apresenta o conteúdo da Sessão 1 e traz o mecanismo da dependência da nicotina, os métodos para parar de fumar e a importância de marcar uma data para que isso aconteça.

 

04 | Hora do lanche

Série “Parar de fumar”: episódio 4 - Inclui o modelo de tratamento do tabagismo preconizado pelo INCA para o tratamento no SUS no qual são indicadas 4 sessões estruturadas. Este vídeo apresenta o conteúdo da Sessão 2 e fala sobre os primeiros dias sem fumar, como lidar com os sintomas de abstinência, incluindo a fissura. Traz técnicas de relaxamento e outras orientações de como lidar com essa etapa. 

 

05 | Parar de fumar engorda

Série “Parar de fumar”: episódio 5 - Inclui o modelo de tratamento do tabagismo preconizado pelo INCA para o tratamento no SUS no qual são indicadas 4 sessões estruturadas. Este vídeo apresenta o conteúdo da Sessão 3 e indica como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar, enfatizando as escolhas mais saudáveis de alimentos.

 

06 | Reunião com chefe

Série “Parar de fumar”: episódio 6 - Inclui o modelo de tratamento do tabagismo preconizado pelo INCA para o tratamento no SUS no qual são indicadas 4 sessões estruturadas. Este vídeo apresenta o conteúdo da Sessão 4 e aborda a manutenção da abstinência e benefícios ao deixar de fumar. 

 

07 | Notícias ruins

Série “Parar de fumar”: episódio 7 - Este vídeo apresenta conteúdo das sessões de manutenção relacionados à prevenção da recaída e à manutenção da abstinência.

 

08 | Papo de ex-fumante

Série “Parar de fumar”: episódio 8 - Este vídeo segue apresentando conteúdo das sessões de manutenção relacionados à prevenção da recaída e à manutenção da abstinência.

 

09 | O laboratório do mal

Série “Como parar de fumar”: episódio 9 - Conheça algumas das estratégias usadas pela indústria do tabaco para atrair a atenção dos jovens para transformá-los em novos fumantes. Além do uso direto no tratamento para reforçar a motivação dos tabagistas em acompanhamento, ele também pode ser usado em salas de espera de qualquer especialidade, ambulatórios, por outras áreas além da saúde, em redes sociais e outros meios.

Adicionalmente, cabe destacar que os minivídeos aliam uma linguagem criativa e atrativa a elementos técnicos que fundamentam o tratamento do tabagismo no SUS.
 

Artigos científicos

  1. CAVALCANTE, Tânia Maria, et. al. Covid-19  e Tabagismo: Aspectos Epidemiológicos, Biológicos, Psicossociais e Implicações para a Política Nacional de Controle do Tabaco. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/1039/634 Acesso em: 25 ago. 2020.
  2. SZKLO, André S. Associação entre Fumar e Progressão para Complicações Respiratórias Graves em Pacientes com Covid-19. Revista Brasileira de Cancerologia 2020; 66(2): e-03974. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/974/587 Acesso em: 22 abr. 2020.
  3. WEI L., et al. Analysis of factors associated with disease outcomes in hospitalized patients with 2019 novel coronavirus disease. Chinese Medical Journal. Feb 28, 2020. Avaiable at: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7147279/ Acces in: 24 Set. 2020.

Programa Nacional de Controle do Tabagismo nos estados

  1. Ficha de Notificação do estado do Paraná.
página 1
página 2

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Sobre a doença. O que é Covid-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca (abre em nova janela). Acesso em: 28 abr. 2020.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Inca contra o coronavírus. Disponível em: https://www.inca.gov.br/noticias/inca-contra-coronavirus. Acesso em: 20 abr. 2020.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. INCA alerta para os riscos da relação entre tabagismo, narguilé e coronavírus. Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/notas-tecnicas/alerta-do-inca-populacao-sobre-tabagismo-e-coronavirus. Acesso em: 20 abr. 2020.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Minivídeos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. Disponível em: https://www.inca.gov.br/videos. Acesso em: 8 dez. 2020.

World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) Pandemic. Available at: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019 (abre em nova janela) Access in: 17 abr. 2020.

World Health Organization. Are smokers and tobacco users at higher risk of COVID-19 infection? Available at: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-on-smoking-and-covid-19 (abre em nova janela) Access in: 17 abr. 2020.

World Health Organization. Tobacco Free initiative: How can use of waterpipe contribute to the spread of COVID19? Available at: http://www.emro.who.int/tfi/know-the-truth/tobacco-and-waterpipe-users-are-at-increased-risk-of-covid-19-infection.html (abre em nova janela). Access in: 17 abr. 2020.

World Health Organization. Tobacco Free initiative: Why are e-cigarettes not a "safer" alternative during the COVID-19 pandemic and beyond? Available at: http://www.emro.who.int/tfi/know-the-truth/tobacco-and-waterpipe-users-are-at-increased-risk-of-covid-19-infection.html (abre em nova janela). Access in: 17 abr. 2020.

Copyright